cultura material contemporânea e arte 
 contemporary material culture and art 

 

 HOPE 
 Shepard Fairey 

Shepard Fairey; OBAMA HOPE; stencil e colagem sobre papel de algodão; 1 de 3 exemplares unicos pela colagem; não numerado, não é uma edição; 114 x 175 cm; National Portrait Gallery, Washington, DC, 2008

O poster de Shepard Fairey de Barack Obama 'HOPE', que se tornou ubíquo nos Estados Unidos durante a campanha eleitoral, entra para a colecção da National Portrait Gallery, em Washington DC, notícia o Art Newspaper. O retrato a stencil vermelho e azul, que se tornou na imagem central da campanha eleitoral, é o primeiro retrato do novo presidente que entra para a colecção nacional, parte do Smithsonian Institute. O poster original foi doado ao museu pelos lobistas e coleccionadores Heather e Tony Podesta, cujo irmão John é um dos presidentes da equipa de transição de Obama.

"Este trabalho é emblematico de uma eleição muito significativa assim como de uma nova presidencia", disse Martin Sullivan, director na National Portrait Gallery numa declaração à imprensa. Uma porta-voz da National Portrait Gallery diz que o tranalho virá a estar em exposição na galeria do primeiro andar do museu a tempo da tomada de posse de Obama a 20 de Janeiro.

Nascido em Charlestone, South Carolina em 1970, Shepard Fairey é um artista contemporaneo, designer grafico e ilustrador. Formado pela Rhode Island School of Design em 1992 com um B.A. em ilustração. É mais conhecido por ter emergido na cena de skateboard e tornou-se conhecido nomeadamente pela sua campanha de autocolantes 'André the Giant as a Posse' e pela criação do movimento de arte de rua OBEY. Desde 1989, Shepard tem vindo a produzir consistentemente uma grande variedade de trabalhos de serigrafia, de stencil e colagem com recurso a técnicas de impressão as mais variadas, e instalações murais de grandes dimensões. Em 2007, Shepard teve um ano de viragem e afirmação da sua carreira, com a realização de 3 grandes exposições individuais nas cidades de New York, London e Los Angeles, com mais de 100 peças de arte em cada exposição e tendo vendido a totalidade dos trabalhos expostos.
Mais recentemente, em 2008, Fairey criou a serie de posters apoiando a candidatura de Barack Obama à presidencia tendo gerado uma massiva campanha de mobilização de rua. Os seus posters 'PROGRESS', 'HOPE' e 'CHANGE' criaram um enorme impacto de visibilidade na propria campanha de Obama, de tal modo que o proprio senador Obama agradeceu pessoalmente a Fairey pela sua arte. Nomeadamente através de uma carta, que ela própria se tornou publicamente muito conhecida. Desde então criou uma imagem grafica exclusiva para a Rock the Vote e faz parte da assembleia consultiva do Reaching to Embrace Arts, uma organização sem fins lucrativos.

Os posters de Barack Obama de Shepard Fairey tornaram-se a imagem iconografica da campanha presidencial, de tal modo que a revista TIME pediu ao artista que desenhasse a capa do ultimo numero de 2008, de 29 de Dezembro, correspondente à Personalidade do Ano.

 

 FIM DA GUERRA NO IRAQUE 
  

 

Numa elaborada produção, no passado dia 5 de Novembro, foram distribuidas centenas de copias gratuitas de uma edição subversiva do New York Times, que como é sabido é diariamente uma edição paga pelos seus leitores. Em hora de ponta e em estações de metro por toda a cidade, incluindo a Grand Central Terminal, das praças Washington e Union Squares, as estações das ruas 14th e 23rd Street ao longo da avenida Eight Avenue, e a rua Pacific Street em Brooklyn, entre muitas outras.

Esta edição de 14 páginas - com o titulo em destaque "IRAQ WAR ENDS", surpreendeu os transeuntes, muitos dos quais tomaram as cópias como sendo legítimas. O jornal é datado de Julho 4, 2009, e imagina uma utopia liberal de serviço nacional de saúde, uma economia reconstruída, taxas de imposto progressivas, o estabelecimento de um fundo petrolífero para o estudo das alteraçães climaticas, bem como um sem numero de outros objectivos de uma política progressista. Bem como a noticia de que George W. Bush, o 43° Presidente dos Estados Unidos da America terá sido indiciado na segunda feira sob a acusação de alta traição.

A edição é acompanhada de um sitio na rede que reproduz fielmente o aspecto do site do NYT genuíno. Uma das suas paginas contém ligações para dezenas de organizações progressistas, que aparecem tambem listadas na edição impressa distribuída. (Na secção de economia e negócios idealizada, um dos seus titulos principais declara "A Industria de Relações Publicas Enfrenta Despedimentos Massivos". Interessante.)

A Associated Press notícia por sua vez, que cópias impressas desta edição foram tambem distribuídas em Los Angeles, San Francisco, Chicago, Philadelfia e Washington, e que a equipa responsavel por esta acção - que inclui um produtor cinematográfico, três elementos do NYT não nomeados, mas que poderão incluir mais jornalistas de outros diários de NY e Steven Lambert, um professor de arte - financiaram a ediç‹o através de um somatório de pequenas contribuições recolhidas online e que terão criado o jornal com a intenção de relembrar ao presidente eleito Barack Obama, para que mantenha as suas promessas eleitorais. Ainda de acordo com a AP, o apoio em software e Internet terá sido fornecido pelo conhecido grupo The Yes Men, activistas que foram em 2004 objecto de um filme documentario.

Na quarta-feira, os The Yes Men lanaram um comunicado onde se podia ler: "Numa elaborada operação planeada ao longo dos ultimos seis meses, 1,2 milhões de jornais foram impressos em seis diferentes tipografias e entregues em locais previamente definidos, onde centenas de voluntarios estavam preparados para iniciar a sua distribuição nas ruas." Ver tambem em video a noticia do lançamento do New York Times Special Edition - Novembro, 12, 2008 de H Schweppes.

Por sua vez, o sitio na rede usado durante todo o tempo para a preparação da acção tem o significativo titulo Because We Want It!

 

 Deportation-Class 
  

 

"It usually takes a scandal for companies to begin looking at values management," says Dirk Gilbert, professor at the European Business School. Sometimes one scandal is not enough and it takes a strong campaigning to let a company change it's policy. And before it takes into effect, a long battle has to be fought and a lot of different arguments have to be applied.

Some of the major airline companies are currently running into troubles, because they are transporting thousands of deportees per year. Human rights activists, antiracist groups and the press are targetting these companies on their deportation policies.

We at Deportation Class prefer to speak plain text. We don't conceal, what is really happening in the last rows of an airplane, when people are suffocated, tranquillized and fettered, in order to deport them to countries they were once fleeing. We don't care, what it must be like for other passengers to see someone bound and gagged in the seat next to them. And overall, we won't bore you with endless idle talk about global villages, new nomadism and freedom of movement.

In the Deportation Class only one value counts: you have to have the wrong passport and then we will treat you with services you have never dreamed about. There are no round-trips and the only way out is manifest resistance.

Yours sincerly,
Jan Hoffmann
CEO of the Deportation Alliance

Ir para http://www.deportation-class.com

 

 A retenção de dados não é solução! 
  

 

 

Os ministros europeus da Justiça e a Comissão Europeia pretendem vir a armazenar a totalidade do tráfego telefónico e da Internet de 450 milhões de europeus. Se te preocupa um plano como este, por favor assina esta petição.

Que tem de mal um armazenamento de dados como este? A proposta de reter os dados de tráfego revelará quem esteve falando ou enviando correio e a quem, que websites visitam as pessoas, e inclusivamente, onde estavam com os seus respectivos telefones móveis. Será exígido às companhias de telefone e aos fornecedores de acesso à Internet, que armazenem todos os dados de tráfego dos seus clientes. As agências de informações e as polícias da Europa terão garantido o acesso a estes dados. Diversas propostas actualmente em apreciação em Bruxelas, referem períodos de retenção de entre seis meses a quatro anos.

A retenção de dados é uma técnica invasiva que interfere com as vidas privadas de 450 milhões de europeus. A retenção de dados é uma política que expande as capacidades de vigilância de um modo sem precedentes. De forma simultânea, revoga muitas das garantias dos instrumentos europeus a favor dos direitos humanos, como sejam as directivas de protecção de dados e a Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

A retenção de dados implica que os governos podem interferir com a vida privada de cada um e as comunicações privadas, não importando se se é suspeito de qualquer crime.

A retenção de dados não é uma solução para o terrorismo e o crime!

Em Julho de 2005 o Parlamento Europeu adoptou um relatório do membro do Parlamento Alexander Alvaro, sobre o plano de retenção obrigatória de dados. O relatório conclui que a proposta é desproporcionada. O relatório também questiona a necessidade, eficácia, e os altos custos para a industria e os utentes de telecomunicações.

Não foi desenvolvida nenhuma investigação em qualquer parte da Europa, que demonstre a necessidade de criar semelhantes bases de dados em grande escala, contendo dados tão sensíveis, com o objectivo de lutar contra o crime e o terrorismo.

Os ataques em Londres foram ataques aos direitos humanos. A protecção destes direitos humanos importa ainda mais quando os governos e as sociedades se enfrentam a tempos de crise. A pior resposta possível seria pôr em perigo estes direitos cuidadosamente articulados através de uma resposta inspirada no medo. Responder com vigilância massiva ao terror acabaria por vir a ser um enorme êxito para os perpetradores de semelhantes ataques: minando fundamentalmente os nossos valores mais fundamentais.

Que pode fazer para parar este plano?

Se te procupam os planos relacionados com a retenção de dados, por favor, assine a petição e alerte todas as pessoas ao seu alcance para apoiar esta campanha.
As assinaturas virão a ser enviadas à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu.

Ir a http://www.dataretentionisnosolution.com/index.php?lang=pt para assinar a petição.

 

 O Custo da Guerra 
 

 

 

Em Abril, 2003, a equipa intergeracional constituida por Niko Matsakis, Boston e Elias Vlanton, Takoma Park, criaram costofwar.com
Depois de o terem mantido durante o primeiro ano, cederam o site à National Priorities Project, contribuindo assim para os seus esforços educacionais em curso.
Para onde é que vão os seus impostos? [no caso, o dinheiro dos impostos de cada cidadão norte-americano]. As ultimas edições da NPP mostram como os dolares do contribuinte médio são gastos em cada um dos estados e 193 cidades, localidades e condados.
Acima encontra-se um contador que actualiza o total gasto pelos contribuintes na Guerra do Iraque. Este total é baseado em dados do Congresso.

 

 thing.net 
 

www.thing.net

Thing é um dos pioneiros sites para a comunidade da arte. Apresenta-se como uma especie de forum para artistas e para pessoas interessadas no mundo da arte. Um dispositivo para muitos dos melhores projectos de net.art produzidos por net.artists americanos. Tem ramificações em Berlin, Viena (o original), Amsterdam, e Frankfurt, ainda que todos tentem rejeitar a filosofia de um site localizado.

http://thing.net

 

 apresentação à imprensa > ?? de novembro 15.00h 
 inauguração > sábado ?? de novembro 18.00h 

 abertura ao público > 19 de novembro 
 encerramento > 18 de dezembro 

 

 mejor vida corp.  
 

Mejor Vida Corp. é uma empresa sem fins lucrativos.
MVC cria, promove e distribui para todo o mundo, produtos e serviços gratuitamente. MVC não discrimina qualquer pessoa pelo seu género, raça, religião, preferências sexuais ou estatuto económico. Esta prática de serviço não remunerado da MVC, deve assim entender-se como uma forma de crítica à sociedade de troca e de Mercado, sendo que a sua aparente irracionalidade económica, é na realidade a convicção da gratuitidade como dispositivo de intercâmbio. No qual relativamente aos seus produtos, o usário final é o indivíduo, e com implementação das suas campanhas, orienta as suas propostas a um âmbito de tipo social amplo. Usando diferentes meios e áreas de acção para a promoção dos seus serviços e a distribuição dos seus produtos, como forma de chegar a todos os sectores sociais, o mais importante tem sido sempre a distribuição directa em lugares públicos. O uso da internet, é assim somente parte da estratégia e presença corporativa, que resume e compila as suas actividades, recorrentemente situadas nas fronteiras da arte e do activismo.

http://irational.org/mvc/english.html

 

 apresentação à imprensa > ?? de ??novembro 15.00h 
 inauguração > sábado ?? de ??novembro 18.00h 

 abertura ao público > 18 de outubro 
 encerramento > 18 de novembro 

 

 Lawrence Weiner 
 Homeport, Palace, [äda'web], 1997 

Lawrence Weiner, Homeport, Palace, [äda'web], 1997

Lawrence Weiner, Homeport, Palace, [äda'web], 1997

Abandonar os significados e as hipóteses dadas como adquiridas, na medida em que estas se apoiam na aceitação do espaço e do tempo subordinados a uma linearidade histórica, é a proposta de Homeport de Lawrence Weiner, e produzido pela [äda'web].

A desmaterialização do objecto de arte proposta pela arte conceptual a partir dos anos 60, veio a ganhar nos anos mais recentes uma renovada importância, fundamentalmente devido à Internet. Apesar de galerias aparecidas mais recentemente terem vindo a afirmar a sua programação com a apresentação de propostas enraízadas neste novo media e território estético, a conhecida galeria Leo Castelli, em New York, entrou online em 1997, através da exposição de Lawrence Weiner. Juntamente com um conjunto de obras que ocupavam a sala principal da galeria, Homeport foi apresentado pela primeira vez nesta ocasião na sala das traseiras, na qual duas estações de trabalho Macintosh equipadas com o software Palace, e que assim, permitiam o seu respectivo acesso online.

Homeport é ainda acessível de qualquer computador em qualquer lugar através da [äda'web].

http://adaweb.walkerart.org/project/homeport/

 

 apresentação à imprensa > 11 de setembro15.00h 
 inauguração > sábado 11 de setembro 18.00h 

 abertura ao público > 13 de setembro 
 encerramento > 15 de outubro 

 

 lawrence lessing + Random Foo  
 <free culture> 

Ao longo dos últimos três anos, Lawrence Lessig deu mais de 100 comferências, como aquela que aparece aqui registada. No dia 24 de Julho de 2002 e, inserida na O.Reilly Open Source Conference, anunciou que esta seria uma das últimas. Essencialmente traduzindo o desânimo que é agora maior, decorrente da recente vitória da Disney Inc. nos tribunais americanos, e que ao invés de nos libertar e aos seus personagens da tirania do copyright, viu reforçada a exclusividade de direitos sobre estes, que agora passou a ser de 90 anos.

Random Foo, Apresentação Flash [8.4MB, Flash 5]
Esta apresentação Flash da autoria de Random Foo, combina a apresentação original de Lawrence Lessig constituída por 243 slides, sobre o estado actual da propriedade intelectual e as suas implicações sobre a criatividade e a cultura, acompanhada do som respectivo, da sua comferência na OSCON 2002.

http://randomfoo.net/oscon/2002/lessig/free.html

 

 apresentação à imprensa > 17 de julho 15.00h 
 inauguração > sábado 17 de julho 18.00h 

 abertura ao público > 19 de julho 
 encerramento > 07 de agosto 

 

 Dyske Suematsu 
 Asphratus 

Dyske Suematsu, Asphratus, Netabstration, Cor, várias dimensões de acordo com a resolução do monitor, 2000.

http://dyske.com/netabstration.html

 

 apresentação à imprensa > 22 de maio 15.00h 
 inauguração > sábado 22 de maio 18.00h 

 abertura ao público > 24 de maio 
 encerramento > 17 de julho 

 

 Yugo Nakamura 
 Clockblock1.0 

Yugo Nakamura, Clockblock, merry christmas from santaproject, shockwave director screen saver, mono*crafts, 2001

http://surface.yugop.com

 

 apresentação à imprensa > 22 de maio 15.00h 
 inauguração > sábado 22 de maio 18.00h 

 abertura ao público > 24 de maio 
 encerramento > 18 de junho 

 + info ou img é favor contactar 
 Jackpresents@gmail.com







 soon moving to new premises to be announced 


 horario 
 segunda a sabado > 14.00-20.00h 
 domingo encerrado 

 entrada livre 
 por marcação 
 +351 962 453596 


 www.jackpresents.com/gallery